História

O centenário Clube de Regatas Saldanha da Gama que junta tradição e modernidade, nasceu da determinação de três homens – Alberto Xavier Morais, Albertino Xavier Morais e Antônio Filgueiras Chaves Junior.

Numa linda tarde do dia 14 de julho de 1903, reuniram-se para fundar um clube. Naquele momento, o único patrimônio era o nome e uma folha com somente três assinaturas. No início, o objetivo era o desenvolvimento dos esportes aquáticos que na época eram os esportes em ascensão.

Impulsionados por uma grande vontade de vencer e muito ânimo, os “Saldanhistas” adquiriram seu primeiro patrimônio - uma baleeira e um escaler que eram guardados nos fundos de um botequim. Assim construíram uma história, um dos clubes de maior tradição e prestígio em Santos.

A história do Clube nesses mais de 115 anos de vida demonstra que seu alicerce foi construído com muito trabalho, dedicação, determinação e amor por parte daqueles que pelo clube passaram nesses anos. Todos os desafios contribuíram para a caminhada de vitórias até os dias atuais.

O Clube passou por uma grande reestruturação. Reinaugurado em 2017, a expectativa é que os novos dias sejam de muitas alegrias e glórias.

No Saldanha, o amanhã já começou. E inspirado nos exemplos do passado e no dinamismo do presente, o Clube está evoluindo sempre para ser ainda melhor no futuro.


Linha do Tempo

  • Fundado o clube na época sem sede, apenas no papel.

  • Primeira sede num prédio na faixa do cais do porto. Foi neste local que o clube se vitalizou, já que a nossa cidade, à época, centralizava-se e desenvolvia-se nesta área.

  • Em 1905, a sede foi para a Praça da República.

  • Muito esforço foi feito, para adquirir a área localizada num dos bairros mais nobres da cidade de Santos, na Ponta da Praia.

  • Inaugurada a sede social, com restaurante, salão de baile, campo e pista de atletismo, quadra de basquete.

  • Construídas as duas primeiras quadras de tênis, introduzindo o elegante esporte nas atividades do Saldanha.

  • Em meio à uma crise econômica, o clube decide vender metade da sede ao Grupo Mendes.

  • Inicia-se a construção da nova sede, a antiga sede foi demolida para dar lugar a um novo espaço bem mais moderno.

  • Reinauguração da sede social, com instalações de última geração.


Missão

Prover instalações modernas, a fim de permitir a prática de esportes de forma prazerosa e desafiadora, com responsabilidade ecológica e social, garantindo a máxima satisfação dos associados com o serviço prestado.

Promover e incentivar o aprendizado de esportes às novas gerações.

Garantir saúde financeira da instituição, objetivando “superavit” operacional, a fim de permitir a constante melhoria dos serviços aos associados, convidados, e outros clubes.

Promover o convívio social entre associados respeitando preferências pessoais de cada um, exigindo respeito mútuo entre todos os relacionamentos seja entre empregados, contratados, associados e seus convidados.

Pensando na Sustentabilidade e Responsabilidade Social e em uma melhor qualidade de vida a todos, o Clube de Regatas Saldanha da Gama firma o seu compromisso com a Sociedade, a Cultura e com o Meio Ambiente.


Visão

Ser reconhecido como “O Melhor Clube de Santos” pelos associados. Ser referência em lazer, práticas esportivas, atividades socioculturais, e serviços prestados.

Ter um modelo de gestão, com níveis de satisfação de associados, clientes, controle financeiro, legal e trabalhista excepcionais.